You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Geral Política

Pesquisa aponta vantagem de Bolsonaro sobre Lula no Rio Grande do Sul

Brasília - Entrevista com o deputado Bolsonaro, durante a votação do Impeachment da presidente Dilma Rousseff (Valter Campanato/Agência Brasil)

No Rio Grande do Sul o pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro aparece liderando a preferência de votos mesmo quando o ex-presidente Lula aparece como opção aos eleitores. Em pesquisa realizada nesse início de junho pela Paraná Pesquisas, em um cenário com a presença do ex-presidente Lula, Bolsonaro atinge 28,1% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 20,5%.

A presença ou não de Lula como candidato, altera muito pouco o desempenho de Bolsonaro. A grande diferença quando o ex-presidente aparece como opção é o número de pessoas que dizem não querer votar em nenhum dos nomes anunciados como pré-candidatos até o momento, que varia de 13,4% – quando Lula é opção – a 19,5% quando o ex-presidente não está entre os nomes disponíveis para o eleitor.

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado do Rio Grande do Sul. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.540 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 64 municípios durante os dias 06 a 11 de junho de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Estado do Rio Grande do Sul atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 7 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra.

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

Com informações da Paraná Pesquisas.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

9 Comentários

Clique aqui para fazer um comentário

Agenda | Próximos Eventos

  1. 49.º Festival do Whisky

    8 setembro | 23:00 - 9 setembro | 05:00
  2. Projota | SOAL

    3 novembro | 23:30

WhatsApp


error: Este conteúdo é protegido