You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Notícias

Assista | Meteorologistas afirmam que tornado atingiu região norte do RS

O entendimento é que vários tornados se formaram entre a província argentina de Misiones e o Norte do Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira, 12 de junho, este com destruição observada em vários municípios. Há dois mortos no território gaúcho e um na Argentina.

Em Misiones, registrou-se morte por tornado na região de Alem e Caá-Yarí. No Rio Grande do Sul, o pior ocorreu entre os municípios de Coxilha e Tapejara (vídeo) com colapso total de estruturas e caminhões tombados na estrada pelo vento. Um caminhão chegou a ser arremessado a dezenas de metros da rodovia e foi parar virado e parcialmente destruído no meio de uma lavoura.

A MetSul entende que o tornado de Coxilha-Tapejara foi significativo (F3 ou mais na escala Fujita que vai até 5). A literatura técnica descreve o arremesso de veículos pesados a dezenas de metros na classificação de tornados F4 com vento acima de 300 km/h. Além de devastador, o tornado de Coxilha e Tapejara foi de grande tamanho. O diâmetro do corredor/rastro de danos tem centenas de metros.

Na noite de sábado a MetSul alertava aqui no Facebook para eventos severos de vento muitíssimo localizados (tornados ou microexplosoes) na Metade Norte gaúcha durante a segunda-feira e ontem à tarde publicamos em nosso Twitter que as condições eram muito propícias a tornados no Estado devido ao padrão divergente de vento gerado pela intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera.

Com informações da Metsul, fotos e vídeos divulgação.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. Festa estudantil 2018 | Escolha da Rainha e Gato da Umesve

    17 agosto | 19:00
  2. Welcome Privilege Sertanejo

    18 agosto | 23:00 - 19 agosto | 05:30

WhatsApp


error: Este conteúdo é protegido