You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Região

Projeto de polo de inovação e empreendedorismo apresenta sala de trabalho compartilhado em Nova Prata

Um projeto inédito na região foi apresentado na tarde da quinta-feira, 11 de janeiro, em Nova Prata: a Sala da Inovação, iniciativa do Poder Público em parceria com a Universidade de Caxias do Sul e o setor privado irá oportunizar o desenvolvimento de novas empresas no Município.

A apresentação foi feita na própria sala localizada em imóvel da universidade, pelo vereador Magnos Spagnol, que indicou a criação de um polo de empreendedorismo e inovação em Nova Prata, em maio de 2017; e pelo secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico Rogério Farina. Participaram do encontro presidentes e representantes de entidades como CIC, CDL, Sindilojas, CIC Serra, Associação de Contabilistas, além de representantes da UCS, o vice-prefeito Sérgio Sottili, empresários, imprensa e convidados.

A Sala da Inovação, é uma das ações previstas pela proposição do vereador Magnos que foi aprovada pelo Legislativo e então transformada na Lei Municipal 9886/2017, no mês de outubro, quando também se comemora o Dia do Empreendedor. A lei instituiu o programa de incentivo ao empreendedorismo e inovação em Nova Prata.

De acordo com Magnos o projeto é baseado na parceria e que coloca Nova Prata na vanguarda na área da tecnologia e inovação. É uma ideia nova que vem para contribuir com o crescimento de Nova Prata, comentou o vice-prefeito Sérgio no encontro. O diretor do Campus da UCS Nova Prata, Mário Coser, salientou que o projeto complementa as atividades da universidade e mostra o compromisso que ela tem de oportunizar conhecimento  à comunidade.  Na tarde, as profissionais da empresa Libertà – Engenharia, Arquitetura e Design, Gabriela Bernardi e Daniele Biessek, apresentaram o projeto da sala, a qual terá entre outros elementos, o reaproveitamento de móveis tanto da UCS quanto do Município.

O que é o InovaPrata?

É uma sala de coworking, um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaços e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham nas mais diversas áreas de atuação no mercado, como profissionais liberais, empreendedores, inovadores, estudantes e egressos da UCS.

Tem como objetivo incentivar o convívio, a troca de ideias e a colaboração entre os usuários, estimulando o empreendedorismo e a inovação.

Para o funcionamento da sala, a UCS irá ceder sala com luz, energia elétrica e internet; auxiliará na administração e organização através de sua equipe; e também irá ceder alguns materiais como móveis e equipamentos que hoje não estão em uso para a montagem da sala. O Município irá ceder secretária e serviço de limpeza, telefone e a mão de obra para a montagem da sala.

Entidades, empresas e profissionais podem colaborar com o projeto através da cedência de materiais para a reforma da sala, ou mesmo através de cotas de patrocínio para a aquisição dos materiais necessários, como tinta, material elétrico e acabamentos.

Como irá funcionar a Sala da Inovação?

Empreendedores interessados registrados no município de Nova Prata, ex-alunos da UCS, entrarão em contato com a secretária, que irá apresentar as disponibilidades de uso dos espaços que serão compartilhados. Os espaços terão capacidade para até quatro pessoas, sendo que a secretária organizará a reserva dos mesmos.

O empreendedor poderá utilizar o espaço por um ano sem custos.Após esse período, será acertado um valor simbólico referente as despesas e aluguel.

A partir da data de inauguração do Coworking (prevista para o primeiro semestre de 2018), o empreendedor pode iniciar suas atividades no local.

Na foto, os presentes num dos espaços da Sala InovaPrata – Crédito: Vanice Dal Magro/ACPMNP

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. Veloterra | Nova Prata

    30 setembro | 08:00 - 17:00
  2. Projota | SOAL

    3 novembro | 23:30

WhatsApp


error: Este conteúdo é protegido