Notícias

Bom desempenho da educação de Veranópolis impede inscrição em programas sociais

A Prefeitura de Veranópolis divulgou na manhã desta terça-feira, 12 de dezembro, que o bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas municipais de ensino fundamental da cidade, não está permitindo que a Secretaria Municipal de Educação faça adesão ao Programa Novo Mais Educação (PMNE), do Ministério da Educação (MEC), para o ano de 2018. Outro critério que foi fixado pelo MEC com as novas regras, também está impossibilitando a participação, que é o que prevê que metade dos alunos das instituições de ensino sejam oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O índice médio das escolas municipais de ensino fundamental no Ideb 2015, referência: 1º ao 5º ano é de 6,3, e do 6º ao 9º ano, 5,0. A norma para inscrição para o grupo 1 prevê a participação de instituições de ensino fundamental com Ideb inferior a 4,4 nos anos iniciais e inferior a 3,0 nos anos finais, concomitantemente; do grupo 2 – escolas de ensino fundamental com Ideb inferior a 4,4 nos anos iniciais ou inferior a 3,0 nos anos finais; e do grupo 3 – as que possuam mais de 50% dos alunos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e que não se enquadrem nos grupos 1 e 2.
Portanto, as escolas municipais de ensino fundamental não se enquadram em nenhum dos grupos, visto que todas apresentam Ideb superior ao índice exigido. Além disso, em nenhuma instituição municipal mais da metade dos alunos são beneficiários do Bolsa Família. “Tentamos de todas as formas o cadastramento, porém não obtivemos sucesso, pois o sistema não permite que as escolas sejam cadastradas para adesão ao programa pela Secretaria Municipal de Educação de Veranópolis” afirma a Secretaria de Educação, Izabel Cristina Durli Menin.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, junto à equipe pedagógica, está desenvolvendo alternativas para atividades no contraturno em 2018, que possam viabilizar essa adesão nos próximos anos.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

4 Comentários

Clique aqui para fazer um comentário

Agenda | Próximos Eventos

  1. 30º Rodeio Crioulo Nacional de Veranópolis

    17 Janeiro | 08:00 - 21 Janeiro | 22:00
  2. CarnaFunk 2018 Veranópolis

    9 Fevereiro | 22:30 - 10 Fevereiro | 22:30
  3. Carnaval SOAL

    10 Fevereiro | 23:00 - 11 Fevereiro | 15:00

WhatsApp

error: Este conteúdo é protegido