Notícias

Secretária da Saúde apresenta a relação municipal de medicamentos essenciais

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Comissão de Farmácia e Terapêutica (COFAT) e Assistência Farmacêutica publicam a nova Relação Municipal de Medicamentos com vigência para 2018/2019, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) é uma lista de medicamentos básicos padronizados e disponíveis no Município de Veranópolis, que contempla um total de 134 fármacos em 190 apresentações farmacêuticas. Esta relação foi revisada pela Comissão de Farmacoterapia (COFAT), que se originou da necessidade de implementar as ações de Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS, no município de Veranópolis.

A COFAT utilizou como ferramenta norteadora da revisão dos medicamentos o Componente Básico de Assistência Farmacêutica (Anexo I) da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME 2017 – Portaria nº 1.897, de 26 de julho de 2017). Além desta, foram utilizados outros critérios para seleção dos medicamentos tais como: as prioridades de saúde pública que refletem a necessidade coletiva da população, a segurança, a eficácia e a terapêutica comprovada dos medicamentos, bem como a qualidade e disponibilidade dos mesmos.

A REMUME que está sendo apresentada pela Secretaria Municipal da Saúde, é composta de medicamentos adequados a realidade epidemiológica de Veranópolis. Este instrumento visa subsidiar e nortear os profissionais de saúde para prescrição e dispensação dos medicamentos nos serviços de saúde do município, fortalecendo a Política Nacional de Medicamentos e promovendo o uso racional dos mesmos.

Esta edição é fruto de esforço coletivo da equipe multidisciplinar da COFAT, após um extenso e criterioso trabalho de revisão.

A Comissão de Farmácia e Terapêutica destaca que a REMUME está à disposição dos profissionais de saúde para sugestões voltadas ao seu aprimoramento.

As informações são da Prefeitura de Veranópolis.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. Natal | SOAL

    24 dezembro | 23:30
  2. 30º Rodeio Crioulo Nacional de Veranópolis

    quarta-feira, 17 Janeiro | 08:00 - domingo, 21 Janeiro | 22:00

WhatsApp

error: Este conteúdo é protegido