Sem categoria

Metsul alerta para risco de granizo grande nesta noite no RS

Pedras de gelo acumuladas da chuva de granizo que caiu em Veranópolis no mes de julho.

A Metsul lançou no final desta quarta-feira, 11 de outubro, um alerta referente a temporais com granizo que podem atingir o estado, em alguns pontos de grande tamanho e com potencial de danos, nesta noite no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul.

O Alerta é válido para municípios das Missões, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Alto Jacuí e Planalto Médio. Não inclui, obviamente, a Grande Porto Alegre que pode experimentar breve período sem chuva antes de novos aguaceiros, muitos raios e chance de granizo durante o feriado.

O cenário atmosférico segue muito complicado no Rio Grande do Sul durante feriado segundo a Metsul. Chove em praticamente todo o Estado no decorrer da quinta-feira. Áreas do Norte e do Noroeste perto de Santa Catarina podem ter aberturas de sol com calor, superior a 30ºC em alguns pontos. Já no Oeste, Centro, Leste e Sul do Estado a nebulosidade predomina com chuva localmente forte. Na faixa central, o que inclui os vales, a Grande Porto Alegre, a Capital e o Litoral Norte, altos volumes são novamente previstos devido à chuva por vezes torrencial com muitos raios. Há risco de temporais localizados de vento forte, mas a maior ameaça será novamente o granizo que pode cair em muitas cidades e isoladamente pode ser grande e com potencial de danos. Maior probabilidade de granizo em cidades do Centro para o Norte do Estado.

O ar quente que abriu o tempo com sol e elevou a temperatura hoje a 34,1ºC com sensação (índice de calor) de 44ºC em Santa Rosa vai se reforçar nesta quinta-feira e alimentará a formação de nuvens carregadas sobre o Estado. Ar quente é combustível para forte instabilidade e, por isso, novamente se espera alta frequência de descargas com muitos raios. O risco de chuva forte e de temporais será semelhante ou ainda maior que o do dia de hoje. A Metade Sul, por exemplo, que nesta quarta teve pouca chuva na maioria dos municípios, no feriado pode ter pancadas de forte intensidade em várias cidades com chance de alagamentos em algumas e granizo bastante isolado.

A chuva deve continuar no feriadão, alternando com períodos de melhoria. Esta previsão se mantem até domingo, quando o tempo melhora e devemos ter alguns dias de tempo mais seco.

Em Cotiporã, o granizo que caiu na madrugada desta quarta-feira deixou vários estragos, principalmente no interior.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. Casarão é rock | Biquini Hunters e Pokito Más

    21 outubro | 23:00
  2. Guri de Uruguaiana 2: A Missão

    11 novembro | 21:00
  3. Medi In Rock 2017

    17 novembro | 20:00 - 19 novembro | 06:00

WhatsApp

error: Este conteúdo é protegido