Notícias

Defesa Civil e Metsul reiteram alerta para instabilidade no Rio Grande do Sul

Áreas em roxo podem ter até 200 mm de chuva acumulada.

A chuva começou nesta tarde de terça e a instabilidade não dará trégua até sábado segundoa a MetSul, que reitera seu alerta de chuva volumosa e excessiva para o Rio Grande do Sul emitido ainda no último sábado. Apesar de chuva forte já hoje, as precipitações mais intensas são esperadas amanhã, quinta e sexta com períodos de chuva torrencial.

Adverte-se que é altíssimo o risco de alagamentos. Altos volumes em curto período, acompanhando chuva torrencial, podem levar a inundações e transbordamento de arroios e córregos. Podem ocorrer deslizamentos de encostas e queda de árvores pelo solo saturado de umidade e instável.

As projeções mais otimistas dos modelos numéricos apontam até sábado na Grande Porto Alegre 100 mm a 130 mm (media de chuva de outubro inteiro) e as mais pessimistas de 200 mm a 250 mm que, se confirmadas, implicariam muitos transtornos.

A chuva vem acompanhada de raios e trovoadas em alguns momentos e não se pode afastar granizo isolado. Já a possibilidade de vendavais é baixa a remota.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu alerta no último final de semana, segundo o órgão há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo.

O tempo se mantém instável na quarta-feira (11) com possibilidade de chuva forte acompanhada de raios e trovões com potencial para queda isolada de granizo. O feriado de quinta-feira (12) também promete ser de chuva forte no estado. A sexta-feira (13) será nebulosa com nuvens carregadas que ainda podem provocar altos volumes de água em parte do dia.

A sequência de dias chuvosos deve causar transtornos como alagamentos e cheias, além da manutenção do solo encharcado que pode provocar quedas de árvores.

Existe uma série de cuidados que a população deve tomar para que não ocorram acidentes:
Não subir em telhados para trocar ou consertar telhas;
Abrigar-se da chuva torrencial que pode acompanhar o granizo e causar inundações;
Não abrigar-se debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estarão sob influencia de ventos fortes;
Evite trafegar por ruas e avenidas que estão alagadas ou atingidas por granizo;
Se for área de risco, abandone o local com antecedência;
Ao sair de casa, desligue a chave geral de eletricidades, água e gás;

Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. Natal | SOAL

    24 dezembro | 23:30

WhatsApp

error: Este conteúdo é protegido