Região

Vila Flores sedia reunião do Vigiagua

Foi realizada na manhã da quinta-feira, dia 3, a reunião anual do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O encontro ocorreu no Auditório Municipal Vivian Vanessa Fiori, em Vila Flores. O evento contou com a presença dos seguintes municípios, além de Vila Flores: Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, São Jorge e Vista Alegre do Prata. O prefeito Vilmor Carbonera e o vice Rudimar Peruzzo acompanharam parte dos trabalhos.

O fiscal sanitário, Élcio Rigon, foi o representante do município. O encontro foi coordenado pelo integrante da Vigilância Ambiental, Eduardo Kieling, da 5ªCRS/SES/RS. Esses encontros são feitos anualmente um ou, no máximo, duas vezes caso haja necessidade. O principal objetivo é o cumprimento da Portaria 2914/2011, que prevê os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Vila Flores sedia reunião do Vigiagua

Entre os assuntos, foram tratadas dúvidas referente ao preenchimento das telas onde são inseridas informações nos sistemas do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), pois caso ocorram erros, poderão comprometer a meta que é pactuada para cada exercício.

De acordo com Elcio, outro ponto abordado foi a necessidade de se fazerem as inspeções nos sistemas e soluções alternativas coletivas e individuais, que seria uma vistoria com formulário e questionamentos onde serão exigidas situações previstas na portaria 2914/2011 e que deverá ser feita até o final de 2017. Este trabalho será realizado no local onde está este sistema ou solução avaliando principalmente instalações físicas, os procedimentos de controle e todas as etapas envolvidas para que se disponibilize a população uma água potável dentro dos padrões recomendados nas legislações específicas.

Vila Flores, na questão de Sistema, fará a inspeção juntamente com Veranópolis na unidade da Corsan de Veranópolis, pois é atendido na sua área central e bairros por esta empresa que detém a concessão.

Fotos: Francine Ghiggi/Prefeitura de Vila Flores

Agenda | Próximos Eventos

  1. Casarão Hype – Sábado, 19 de Agosto

    19 agosto | 23:30
  2. Invasão Project Play | Veranópolis | SOAL

    2 setembro | 23:00
  3. Medi In Rock 2017

    17 novembro | 20:00 - 19 novembro | 06:00

WhatsApp

error: © Conteúdo protegido, cópia total ou parcial é permitida com citação da fonte.